1ª Eucaristia


O Diretório Nacional de Catequese (2006) diz que: Em todas as épocas a Igreja preocupou-se em buscar os meios mais apropriados para o cumprimento de sua missão evangelizadora (cf. CT 46). Ela não possui um método único e próprio para a transmissão da fé, mas assume os diversos métodos contemporâneos na sua variedade e riqueza, na medida em que respeitam integralmente os postulados de uma antropologia cristã a garantem a fidelidade do conteúdo. Utiliza-se das ciências pedagógicas e da comunicação, levando em conta a especificidade da educação na fé. (DNC 2006).
Nesse contexto os métodos pedagógicos presentes nas escolas deveriam estar também presentes em nosso meio evangelizador quando nos referimos à educação na fé de nossas crianças. As metodologias aplicadas na ambiência educativa podem facilitar e muito a nossa práxis pastoral na catequese. Somos chamados a sermos discípulos missionários no meio das crianças e para que essa missão aconteça se faz necessário apropriarmo-nos de métodos capazes de alcançar seus intelectos e corações.
Tendo refletido sobre a importância da brincadeira na evangelização/educação das crianças, faz-se necessário que o catequista tenha essa familiaridade com o universo infantil por meio das brincadeiras e outros meios como nos afirma o DNC quando diz que:
"Também será bastante útil ter familiaridade com o universo infantil: brincadeiras, situação escolar e familiar, histórias em quadrinhos e filmes que as crianças preferem, literatura infantil de boa qualidade". (DNC 2006, p. 127)
Somos chamados como evangelizadores das crianças, com urgência, a desbravar esse universo de possibilidade por meio do brincar, quebrando as barreiras que nos impedem de integrar a brincadeira e evangelização.
Sobre essa urgência o Documento de Aparecida fala que é preciso “estudar e considerar as pedagogias adequadas para a educação na fé das crianças, especialmente em tudo o que se relaciona à iniciação cristã, privilegiando o momento da primeira comunhão” .
Para nós, fica esse grande desafio fundamentado pelo DNC que nos interpela a “integrar na catequese as conquistas das ciências da educação, particularmente a pedagogia contemporânea, discernida a luz do Evangelho” , destacando aqui o brincar como opção pedagógica para a catequese.
fonte: http://www.soucatequista.com.br/catequese-e-brincadeira.html